Curiosidades
Espelho atrai raios?
Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas, elas sim, são um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.
Um raio não atinge duas vezes o mesmo local?
Não é verdade. Uma prova disso é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que recebe cerca de seis raios por ano.
Os raios e a origem da vida:
Evidências indicam que os relâmpagos podem estar relacionados à formação dos primeiros compostos que originaram a vida. Estes compostos, denominados aminoácidos, teriam ocorrido nos estágios iniciais da formação da atmosfera terrestre a partir da quebra de moléculas de amônia, metano, hidrogênio e vapor d'água (abundantes naqueles tempos) causada pelos relâmpagos.
Os aminoácidos são estruturas básicas para a formação de todas as proteínas e indispensáveis a todas as formas de vida em nosso planeta. Experimentos em laboratório, utilizando descargas induzidas em uma mistura de amônia, metano, hidrogênio e vapor d'água(a mesma composição da possível atmosfera da época), indicaram que tal processo é possível, embora haja muitas incertezas em relação às condições durante os estágios iniciais da evolução da atmosfera terrestre.
Alguns fatos sobre os raios:
-Sapatos de borracha não protegem contra raios
-Uma pessoa atingida por um raio não fica eletrificada (não há perigo em ajudá-la)
-Carros são bons abrigos, contanto que você não encoste nas portas
-Um guarda-chuva só aumenta suas chances de ser atingido por um raio se ele fizer com que você seja o objeto mais alto da região.